quinta-feira, 28 de julho de 2011

AS ABELHAS E A POLINIZAÇÃO

 
Polinização é o transporte do pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra; deste modo, obtêm-se as sementes que produzirão uma nova planta.
Em alguns casos, o pólen é transportado pelo vento, mas há plantas que dependem dos animais, especialmente insetos, para que ocorra a polinização.
As abelhas são um dos insetos polinizadores mais importantes, já que visitam muitas flores. Quando pousam sobre uma flor, seu corpo fica coberto de pólen e, ao visitar a flor seguinte, parte do pólen se desprende, polinizando a planta.
As abelhas são muito importantes para a agricultura. Muitas das plantas que cultivamos, e sobretudo as árvores frutíferas.
Aproveitando os favores das abelhas na polinização devemos dar valor a este feito e colocar colméias em pontos estratégicos ao redor  da área citrícola objetivando aumentar a produtividade.
Pois com este manejo ganha-se na polinização e aumento da produtividade e ainda tem o mel que pode ser comercializado gerando renda. O que não pode ser esquecido é que as colméias têm que ser instaladas em locais estratégico tanto para a polinização quanto para procriação e desenvolvimento dos enxames, locais sombreados perto de fontes de água e protegidos de animais predadores.  

colméias a 100 mts do pomar citrico
 Outro fator importante é não esquecer no momento de pulverizar e principalmente na pré-florada e florada o consorcio de inseticida nas aplicações que podem matar as polinizadoras, deve-se dar preferencia a aplicação noturma uma vez que as abelhas estão repousando e organizando o ninho.
Pois a distancia do pomar tambem tem que ser considerado pelo menos uns 100 mts longe do pomar, pois não podemos nos esquecer que sempre tem funcionários trabalhando na laranja, seja manual ou tratorizado para que não sofra nenhum incidente de ataque pelos insetos.


ABELHA NO MOMENTO DA POLINIZAÇÃO




Um comentário:

Obrigado por visitar e comentar!